Simular o FIES online. Saiba como!

O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) tem proporcionado a muita gente o acesso ao Ensino Superior. Neste artigo você vai saber como simular o FIES online, fazer o cadastro no programa e outras informações relevantes. Ficou interessado? Então boa leitura.

O FIES, programa do Ministério da Educação, possibilita o ingresso a instituições de Ensino Superior particulares, com boas notas no MEC. Hoje, o FIES oferece boas condições de juros, chegando a juro zero em alguns casos. Para aderir ao programa  o interessado deve conhecer bem as condições. Existe também a possibilidade de saber o valor que você irá pagar, para isso basta simular o FIES online.

Links Patrocinados

O Simulador FIES serve como base para saber quanto você irá pagar no futuro. Ao Simular o FIES online, você deverá informar dados como: Processo seletivo, quantidade de semestre, quantidade de semestres já concluídos, Percentual de financiamentos, taxas de juros, tipo de estudante (Bolsista complementar, Bolsista Prouni, Não Bolsista), valor da mensalidade, prazo, data do contrato e dia para vencimento.

Para simular o FIES online, basta acessar o site da CAIXA e procurar por FIES em programas sociais. Conheça o cronograma aqui.

Condições para novos contratos

Financiamentos para estudantes com renda familiar até três salários mínimos tem como benefício taxa de zero de juros. Durante o período que o aluno estiver cursando, este somente pagará os encargos que não são financiados. E após a conclusão do curso o aluno pagará o saldo de acordo com sua condição financeira. Ao simular o FIES você já tem em mente qual será sua despesa.

Para simular o FIES não há exigência porém, para se cadastrar no FIES, o aluno deverá ter realizado a prova do ENEM a partir de 2010, e ter somado nas notas média igual ou superior a 450 pontos. Além da nota, serão avaliados também os critérios relacionado a renda familiar do estudante. O candidato deve ficar atento aos critérios, pois é sua obrigação estar em conformidade com as exigências no ato do cadastro.

Vale lembrar que, todas as pessoas que moram no mesmo domicílio que o candidato, compõe a renda familiar bruta.

Início do pagamento do FIES

Caso o estudante tenha rendimentos, começará a pagar o financiamento estudantil no primeiro mês após o término do curso. O pagamento é descontado em folha conforme o contrato. Se o estudante não possuir rendimentos para iniciar o pagamento do financiamento, o pagamento ocorrerá em parcelas mensais no menor valor estipulado em contrato. O prazo para pagamento em média é de 14 anos. Conforme dito neste artigo, o estudante somente pagará durante o curso os encargos do financiamento. Simular o FIES é muito importante nesse sentido, pois o aluno saberá do compromisso e se terá condições de arcar com o financiamento.

Essa é uma excelente oportunidade para quem busca uma formação mas não pode pagar. As universidades federais, estão cada vez mais disputadas e infelizmente não recebem a devida atenção, com infraestrutura que deixa muito a desejar.

Este é um dos motivos para que estudantes queiram investir em uma universidade particular. As condições de estudo são inegavelmente melhores, professores presentes durante todo o período do curso o que favorece a conclusão do curso no seu período determinado, entre outros fatores. Todas as informações necessárias você encontra no site do FIES. Se você realmente tem interesse, fique atento ao período de inscrição!

Continue acompanhando nossos artigos. Nossa redação quer ouvir você. Deixe seu comentário!

 

Comente aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: